A reforma na previdência é realmente importante?
Em discussão desde meados de 2016, a reforma da previdência é tema de reportagens de jornais e TVs diariamente. Especialistas argumentam sobre os prós e contras enquanto a população aguarda o resultado desse embargo – que ainda parece longe de ter fim.
Mas será que a reforma da previdência é realmente importante?
Para economistas, mesmo que a proposta atual não seja perfeita, as mudanças são necessárias e urgentes, principalmente quando levamos em consideração o cenário atual do país.
Nos próximos tópicos você fica sabendo mais sobre como a reforma da previdência vai impactar todos os setores da economia e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
A reforma da previdência pode contribuir para uma economia mais liberal. Mas você sabe qual o nível de liberdade econômica do país? Saiba mais aqui.
Reforma da previdência: entenda sua relevância
A reforma da previdência proposta pelo governo atual promete economizar mais de R$ 1 trilhão em dez anos. Mas, para que isso aconteça, será preciso aprovar amplas mudanças no sistema de previdência do Brasil.
Alguns pontos são cruciais para compreender a urgência dessa reforma:
Mudanças para todo mundo
A reforma da previdência é realmente importante porque ela vai alterar o sistema para todas as classes.
Pensando que, atualmente, os gastos astronômicos são direcionados, em grande parte para as classes mais altas, esse é um ponto bastante significativo.
Direitos equiparados
As novas regras vão valer também para funcionários da iniciativa privada quanto para servidores públicos e políticos. Os privilégios serão cortados e todo mundo vai seguir a mesma regra de aposentadoria: idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, e pelo menos 20 anos se contribuição para o INSS.
Equilíbrio nas contas
A previdência é um dos principais motivos para o crescimento da dívida pública. A relação entre beneficiários e contribuintes não fecha e a conta continua crescendo. Com a reforma, a expectativa é economizar R$ 1 trilhão em uma década, como já foi dito anteriormente.
Outro tópico importante é a reforma tributária. Leia nosso artigo sobre o assunto e descubra como esse assunto afeta a sua vida.
O que diz o outro lado?
Quem é contra a reforma da previdência afirma que as mudanças serão mais severas e prejudiciais à população de baixa renda, já que quer se equiparar em regras aos países desenvolvidos, mas se esquece da realidade dos trabalhadores brasileiros.
Entre as alterações, a redução do abono salarial – que passaria a contemplar apenas quem ganha até um salário mínimo, e não dois, como acontece atualmente – afetaria mais de 20 milhões de pessoas.
Além disso, as mudanças de regras para aposentadorias especiais (trabalhadores expostos a agentes nocivos, por exemplo) deixa de valorizar determinadas categorias.
Conclusão
É fundamental pensar em um novo modelo para o sistema de aposentadoria do Brasil. A reforma da previdência é realmente importante, mas precisa reavaliar diversos pontos, para encontrar equilíbrio e beneficiar de forma igualitária todos os trabalhadores.
Enquanto continuarmos com o sistema atual, as contas continuarão aumentando. Somente a reforma será capaz de enxugar a máquina pública e garantir ao Brasil o desenvolvimento que tanto desejamos.
Qual a sua opinião?
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário