4 competências que devem ser desenvolvidas por empreendedores

4 competências que devem ser desenvolvidas por empreendedores

 

Quem quer empreender em novos negócios precisa desenvolver características como criatividade, capacidade de aprender sozinho e lidar de maneira otimista com mudanças. Além da personalidade, algumas habilidades técnicas são imprescindíveis nesse processo.

Confira 4 competências que empreendedores devem desenvolver para alcançarem sucesso.

 

  1. Competência Gerencial

Para quem quer investir em um empreendimento, a capacidade de gerenciar um negócio é fundamental. Antes de abrir um negócio, faça pesquisa, defina um planejamento, se organize e saiba como executar todas as ações de forma estratégica e de resultados.

As competências gerenciais são, justamente, esse conjunto de conhecimentos e comportamentos que um indivíduo desenvolve para administrar seu empreendimento de maneira mais acertada e estão relacionadas à capacidade de desempenhar o papel de gestão com eficiência, potencializando a competitividade.

Lembre-se:  uma meta sem plano é apenas desejo.

 

  1. Competência Social

Saber lidar com pessoas e todos os steakholders (clientes, funcionários, fornecedores, empresas parceiras e prestadoras de serviços) também é uma habilidade vital para o negócio.

Nesse campo, cabe ao empreendedor equilibrar a construção de bons relacionamentos com a habilidade de defender os interesses do seu negócio.

Estude e conheça as pessoas que fazem parte do dia a dia do seu empreendimento e encontre a melhor forma de se relacionar com cada uma, promovendo uma parceria que traga resultados positivos e favoráveis para todas as partes.

 

  1. Competências técnicas

Adquiridas por meio de estudos formais, treinamentos e experiências profissionais, as Competências técnicas são os conhecimentos sobre os processos da sua empresa.

O empreendedor não precisa conhecer a fundo cada parte da dinâmica de trabalho, mas deve entender como tudo funciona, de maneira geral. Isso o ajuda a delegar funções, cobrar resultados, e fazer interferências no processo, se necessário.

 

  1. Capacidades conceituais e de oportunidades

Por fim, cabe a um bom empreendedor estar alerta ao mundo a seu redor, captando as oportunidades que surgem a partir de cada mudança e interpretando todo o volume de informações que recebe diariamente de forma a promover negócios.

 

 

A sua equipe pode ter mais tempo para desenvolver suas competências. A Profap cuida da administração da sua folha de pagamento com segurança e qualidade para a sua empresa buscar o que realmente importa: resultados!

Entre em contato no contato@profap.com.br ou pelo formulário.

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem